quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resenha: Fome (Gone #2)

Fome (Hunger), de Michael Grant. (Livro 2 da série Gone)
Ano: 2011
Editora: Galera Record
Sinopse: Já se passaram três meses desde que todos os menores de quinze anos ficaram presos na bolha conhecida como o LGAR. As coisas só pioraram. A comida está acabando, e as crianças cada dia mais estão a desenvolvendo habilidades sobrenaturais. Logo ocorrerá tensão entre aqueles com poderes e os sem poderes, e poderá ocorrer uma tragédia indescritível, irrompendo o caos. Normais contra os mutantes, e uma batalha com rumo sangrento. Mas há algo escondido que é mais perigoso. Uma criatura sinistra conhecida como a Escuridão começou a chamar os sobreviventes do LGAR. Ela precisa de seus poderes para sustentar a sua própria existência. Quando a Escuridão chama, alguém vai responder – com consequências fatais. 

Então: tenho que dizer que eu também gostei muito desse livro, assim como do anterior. Vagamente imaginava que ia ter uma revanche por parte de Caine, e minhas expectativas foram superadas muito além do que eu podia pensar. A história alcançou outro nível. 

O que eu mais achei interessante, logo de cara, foi a exposição dos personagens. O que era bulimia, virou bulimia e anorexia com sérios riscos de depressão. Álcool se espalhando como água. Garotos de 7 anos fumando cigarros de maconha e tentando parecer "maneiros". Os heróis das crianças, os que foram importantes na Batalha do Dia de Ação de Graças, não tão heroicos assim.
"Agora, no mundo do LGAR, Lana era uma espécie de santa. Mas ela sabia que não."
Agora Sam sabe que não é muito divertido ser o líder de 332 crianças - ou melhor, 331 logo - quando você tem que ser na verdade o pai delas. Me frustrei tanto quanto ele, quando via que ele estava tentando colocar alguma ordem, tentar pelo menos organizar já que não podia melhorar a situação, e as crianças agiam, bem, como crianças. Os mais velhos nem se importavam muito, porque sabiam que enquanto houvesse alguma comida, o bondoso Sam não deixaria eles morrerem de fome. E o melhor de tudo: qualquer coisa que aconteça, a culpa é dele.
"Mas Sam era o cara que tomava decisões. Ganhar ou perder, certo ou errado. Vida ou morte."
No lado do Intrépido Líder, as coisas não andam muito melhores. Caine está quebrado, apesar de ter Diana ao seu lado fielmente. O charme dos velhos tempos, o espírito de liderança, a aura de poder, tudo desapareceu como se tivesse completado 15 anos também. Já Drake não esconde a vontade de derrubá-lo, mas não tem outra opção senão continuar colaborando. Mas quando Caine arranja um jeito de revidar, não poupa esforços para tornar a vida de todos um inferno.
"Nos velhos tempos, quando fazia essa oração, o demônio era uma criatura com chifres e um rabo. Agora, em sua mente, o demônio tinha o rosto de Caine."
"Fome" realmente é o título mais apropriado pra esse livro. A "velha amiga", como diz Sam, sempre aquela pontada insistente na barriga, consegue ser pior do que todas as outras dores, afinal eles já estão mais ou menos acostumados com elas. Mas não à fome. Como já vimos, as pessoas fazem qualquer tipo de coisa para sobreviver, e a fome é o alarme mais básico e primitivo da raça humana, o chamado da sobrevivência que não pode ser desobedecido. Sem que isso fique repetitivo, várias vezes vemos personagens pensando em trocar a alma por uma pizza e coisas assim.

De novo, personagens primeiramente sem importância ou capacidade alguma mostram seu valor. As coisas vão fluindo gradativamente do mesmo ritmo envolvente que tira o fôlego do primeiro livro. Os personagens são forçados a amadurecer de uma forma ainda mais brutal do que quando o LGAR apareceu. Eles também têm fome, e fome de vingança.
"Não quero que a vida deles seja mais fácil. Quero se sofram. Quero que sofram de todo jeito possível. E depois quero que morram."
As pequenas rachaduras que já existiam, talvez questionamentos ou alguma inveja, agora ameaçam partir a cidade de um jeito que talvez não tenha mais volta. Mais fácil de manipular uma multidão de crianças é se elas estiverem esfomeadas. Podem organizar uma execução em praça pública se tiver gente suficiente, disposta a ajudar por um pedaço de carne. Mas, pior do que a guerra civil e a guerra entre Praia Perdida e Coates, é a guerra que está por vir. De repente, a cabeça deles pode virar sua pior inimiga, servindo de porta de entrada para o verdadeiro mal. O próximo desafio é: como lutar contra algo que não se pode ver, que destrói tudo e todos? Como vencer a Escuridão?


Mais alguém aí leu, ou ficou curioso pra ler? E o que acharam? Eu só tenho uma coisa a dizer: quero o próximo! 

6 comentários:

  1. Oi Matt!
    Nossa, realmente parece ser um livro incrível. Poucos conseguem reunir tantas coisas que precisam ser notadas, tanto sobre a fome quanto sobre as doenças e ao que levam. Acho ótimo quando o autor se impõe a dar alguma importância a esses assuntos e ainda mais a criar algo que, futuramente, possa realmente acontecer (claro que não exatamente como tudo é tratado, com forças sobrenaturais e tal slakllsdjçer mas do jeito que o mundo está indo é bem possível que tenhamos que sofrer as consequências).
    Ótima resenha, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nesse livro ele aborda mesmo temas pesados e que não estão tão em foco quanto deveriam. Nem deu pra perceber que eu gostei né... Valeu, até

      Excluir
  2. Olá, Matt. Você deixou um comentário no meu blog na resenha de "Gone", livro da mesma serie de "Fome". Eu estou louca para ler a continuação o primeiro livro é ótimo e assim que a pessoa de ler a ultima pagina ja fica "cadê o segundo livro em minhas mãooos??" rsrs. Ótima resenha! Beijos.
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, que legal tu ter vindo aqui no meu blog e tudo, melhor ainda que gostou da minha resenha hahahaha. Mas é, o primeiro livro já te deixa querendo mais, e o final do segundo também, Michael Grant está sem dó nem piedade... Até

      Excluir
  3. Adorei essa resenha, agora to super interessada em ler esse livro. Ah e adorei teu blog, ótimo conteúdo por aqui. heh.
    the-regins.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah,valeu por ter vindo aqui e melhor ainda que gostou da resenha e comentou! É um livro tão bom quanto o primeiro. Valeu por tudo, e volte sempre o/

      Excluir