quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Top 10 de Terça: Estrelas

E aí meu povo? De volta com o top 10 de terça que agora vai acontecer uma semana sim, outra semana não. E o tema de hoje foi um que eu vinha pensando e desenvolvendo desde o início, mas me surpreendi com tanta variedade de histórias, desde romances até fantasia e suspense, que estão relacionados com o tema estrelas. Como essas aqui:

10 - A Cidade e as Estrelas
O livro é bem antigo, mas a proposta e a narrativa parecem ser daquelas que não envelhecem. Inclusive, só pela sinopse já achei parecido com Under The Never Sky. A o que restou da humanidade está confinado em uma única cidade, onde as pessoas são praticamente imortais mas estão presas, impedidas de sair. Mas um jovem não se conforma com isso: ele quer saber o que tem lá fora. Essa vontade de descobrir e de viver de Alvin, o primeiro em bilhões anos a sequer se questionar sobre esse modo de vida, devem dar uma história e tanto.
9 - A Estrela
Nesse aqui a coisa já é diferente. O Linde (a Terra) não é mais a mesma, e agora passa por constantes transformações físicas. No início do livro está passando por uma Ferida, um abismo que cresce a cada dia. Quando um garoto se perde, Lan está determinada a salvá-lo, até que se depara com um Caminhante da Estrela, que está com o menino. Tempos depois o dois vão se juntar porque descobriram um jeito de salvar o mundo. Dizem que tem um final trste... Também me interessei por esse luvro por encontrar algumas semelhanças com Never Sky. E a lista só cresce.
 8 - A Maldição do Titã
Nem preciso explicar muito né? O terceiro volume da série Percy Jackson me deixou doido de pedra na época que lançou, acho que eu li esse livro umas 4 vezes, quem sabe mais até. Tem uma personagem nesse livro, a Zoë, que só precisou de umas falas pra me conquistar totalmente. Ela é importante na trama e veio diretamente da época da mitologia clássica.Arrisco dizer que ela é um Professor Snape: não é muito simpática, mas depois que a gente descobre certas coisas... E aquele final... E ainda tem a frase que fez esse livro vir parar aqui:
"- As estrelas - sussurrou ela. - Posso ver as estrelas novamente, minha senhora."




 7 - A Culpa é das Estrelas
É bem difícil dizer qual é a relação desse livro com o tema estrelas já que eu não li, mas de uma coisa eu já sei: a referência do título. Da obra Julius Caesar (Júlio César) de Shakespeare, a frase marcante: "A culpa, caro Brutus, não é de nosas estrelas, mas de nós mesmos, que somos subordinados." Querendo dizer que cada um faz o próprio destino. Mas eu tenho certeza de que isso deve ser explorado de uma forma criativa na história. Não li, mas por tudo o que eu já vi afirmo com certeza que esse aqui é tão profundo e inspirador quanto as próprias estrelas.



6 - A Hospedeira
Esse aqui não traz o tema estrelas como algo bonito e filosófico, não. Invaores extraterrestres vindos de sistemas solares distante tomam o controle da raça humana, esse é o grande presente que as estrelas nos dão. A narrativa se desenvolve a partir de uma hospedeira humana que resiste à invasão de sua mente, e a alienígena, Peregrina/Wanderer que apesar de meio sonsa incrivelmente me fez gostar dela também. Não é uma leitura fácil, todo mundo vai afirmar isso, a escrita é cansativa mas a ideia é realmente de tirar o fôlego.




5 - Todas as Estrelas do Céu
Um casal de irmãos adotivos que se apaixona? Parece confuso o suficiente pra vocês também? Pois é... Caroline, a filha biológica, e Leandro, o adotivo, foram criados desde muito jovens com igual amor e carinho pelos pais. Mas com as confusões e dúvidas da adolescência, um procura apoiar o outro. Quando a relação ultrapassa a barreira da irmandade, eles lidam com a questão de admitir isso para os pais, para a sociedade e o principal e mais terrível: para eles mesmos.






4 - A Estrela do Mal
Esse é o segundo volume da série O Poder dos Cinco. Matthew Freeman vai tentar tentar impedir que demônios banidos há muito tempo por 5 crianças sejam trazidos de volta. Agora, ele é uma das crianças escolhidas para lutar contra os Antigos mais uma vez. Na América do Sul, ele vai contar com a ajuda de outro dos 5 e uma tribo de guerreiros incas. Parece uma aventura cheia de perigos com a clássica luta do bem contra o mal se desenrolando cada vez mais sangrenta.






3 - A Primeira Estrela que Vejo é a Estrela do Meu Desejo
Um título grande para um livro infelizmente bem pequeno... Essa é a reunião de 5 histórias indígenas que, segundo o autor, são feitas para serem lidas com o coração. A impressão que eu tive é que são contos folclóricos com aquela atmosfera fantástica, mas muito bonitos, e sinceramente fiquei com vontade de ler.







2 - O Mistério da Estrela
Ainda bem que eu não posso falar muito dele aqui, se não ia perder o controle. Stardust gira em torno de um rapaz, Tristan, que para agradar uma moça que queria namorar, promete a ela ir buscar a estrela cadente que tinha acabado de cair naquela noite. Os personagens são tão convincentes que eu já torcia para eles desde o começo. Não se enganem pelo filme ou pela história aparentemente infantil; nesse livro você se perde totalmente entre a fantasia e o suspense, é a dosagem perfeita e viciante de um conto de fadas e uma história de terror.




1 - O Homem que Calculava
Poderia ser confundido com um livro didático de matemática, tamanha a inteligência de Beremiz, o calculista. O curioso é que o livro é narrado em primeira pessoa pelo viajante Hank, que se torna melhor amigo do protagonista. Algumas explicações ilustradas de cálculos eu realmente pulei, mas outras são até interessantes. Ele cita um matemático que era tão apaixonado pela perfeição da astronomia que quando ficou cego, preferiu se matar a ficar sem ver o céu. Tem muitas histórias encantadoras. Mas fora isso e outras coisas, o primeiro lugar merecido veio por causa dessa frase:
"Diante dos nossos olhos pasmados, as estrelas são uma caravana  luminosa a desfilar pelo deserto insondável do infinito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário