terça-feira, 23 de julho de 2013

Top 10 de Terça: Coadjuvantes

Essa ideia genial de hoje eu vi no blog Livros em Série e gostei tanto que resolvi trazer pra cá também. Aí vai uma das novidades que eu queria apresentar pra vocês: como o próprio nome diz, toda terça feira eu vou postar um top 10 de alguma coisa relacionada a livros. Livros relacionados a um determinado tema, tipos de conteúdo, personagens, enfim qualquer coisa. São muitas possibilidades. Com essa tag, coluna, série de reportagens do fantástico (não sei como chamar) eu espero trazer coisas novas pra mim e pra vocês. Sim, porque não tem como só fazer de livros que eu já tenha lido, então eu espero acabar descobrindo muitos outros no processo, e claro, mostrando aqui. Às vezes me dá vontade de fugir um pouco do tipo de livros que eu geralmente leio mas eu não sei o que ler, então quero que esses posts possam nos mostrar coisas novas.

Já pra começar, o tema de hoje é: os coadjuvantes! não simplesmente personagens secundários, mas personagens que roubaram a cena. Melhores amigos, fiéis escudeiros, não importa a relação que eles têm com o protagonista, mas eles se tornam às vezes mais carismáticos do que o herói principal. Vamos a eles:


10 - Michael
A ideia do livro Starters, da Lissa Prince, é fantástica; o livro em si, nem tanto. Uma grande parte disso se deve aos personagens "principais". Callie, de 16 anos e seu par romântico (eu usei esse termo de novela de propósito) que é Blake, da mesma idade. Enquanto Callie aproveita a vida de falsa rica com passeios a cavalo, almoços ao ar livre e piqueniques, Michael fica com o irmão dela de 6 anos morando num prédio abandonado e se defendendo dos bandidos de rua. Ele é alguém com o pé no chão e que faz as coisas quando devem ser feitas.




9 - Cam Briel
Eu nunca li Fallen, mas o que não falta nesse mundo são histórias espinhentas sobre o casal Luce e Daniel. Cameron, ou Cam como é chamado, não é exatamente o vilão principal, (está mais para anti-herói, me disseram) mas o jeito de malvado e a presença intimidante devem fazer uma diferença assombrosa no livro no meio dos devaneios de uma adolescente apaixonada.                                                              




8 - Vee Sky
Outra série que eu nunca li. Mas pelo que eu soube (e eu andei pesquisando), Nora e Patch não são assim tão melosos (especialmente Patch). A clássica amiga maluca da protagonista quieta, Vee é uma máquina de roubar a atenção. Começando logo pelo nome (eu notaria ela em qualquer lugar com esse nome). Gosta de Donuts, vive de dietas e mais dietas, cabelo loiro, sem dúvida tinha tudo pra ser uma líder de torcida metida, mas em vez disso ela odeia a inimiga de sua amiga Nora.  

7 - Gato Risonho
Tudo bem que o nome dele é Gato de Chesire, mas foi com o "apelido" de Gato Risonho que ele ganhou o mundo de 1865 até hoje. Talvez no filme de Tim Burton o Chapeleiro pareça muito mais interessante, mas eu senti que o gato roubou a atenção mesmo nas poucas cena que tem no livro. E não é fácil se destacar em um livro com tantos personagens no mínimo inusitados. Além do sorrio único, claro, uma de suas marcas registradas é a frase: "Somos todos loucos aqui."



                                         6 - Ridley Duchannes
Chegar na frente de um time de basquete da escola num Mini Cooper conversível, blusa quase transparente, mecha rosa no cabelo loiro e saia mostrando as pernas de fazer inveja a qualquer líder de torcida é pra poucas. Mas fazer isso tudo com uma tatuagem tribal por baixo da roupa, piercing no umbigo, de óculos escuros e chupando um pirulito é privilégio apenas da Ridley. Ethan e Lena  não são nem um pouco sem sal, mas Ridley seduz tudo e todos quando aparece e ela sabe disso. "Você está olhando para A prima. O resto são apenas crianças que minha mãe teve depois de mim."



5 - Shay
Quem leu sabe que a Shay é a razão de tudo ter acontecido. No primeiro livro, Feios, Tally (a protagonista) ia se entregar para realizar a cirurgia da perfeição como todo mundo aos 16 anos. Mas Shay muda toda a sua perspectiva de visão e acaba culminando nos acontecimentos de nada menos do que 4 livros. Além do mais, ela tem uma atitude rebelde e é bem mais solta do que a Tally. Pontos extras para a implantação de esmeraldas nos olhos no segundo livro.



4 - Isabelle Lightwood
Alta, porte de modelo, cabelo e olhos pretos, de cara Isabelle é o terror da pequena e delicada Clary Fray. Gostei dela mais ainda quando vi que ela era insegura quanto a própria aparência, apesar de tudo. Mas ela é feroz quando se trata de proteger a quem ela ama. Um vacilo com Izzy e qualquer um pode provar do xicote mortal, ou pior, de um chute dos seus saltos ("Nada menos do que sete polegadas.") feitos especialmente para matar demônios. "Eu sou pura de coração. Isso repele a sujeira."


3 - Quinn Gaither
Apesar das botas de safári e jeito de surfista, em poucas páginas Quinn se revela muito mais do que uma presença de humor no livro. Ele até chora com a perda dos pais. Quinn cresce muito durante Gone, mas preserva alguns defeitos mortais. Para ele, não basta só dizer as coisas, têm que ser de um jeito sarcástico pra ter certeza de que ela realmente atingiram, e nessa onda ele acaba machucando quem ele gosta, às vezes. Sam é legal, mas Quinn foi comcerteza o personagem que eu mais me identifiquei no livro todo.
2 - Finnick Odair
E aí vem ele, o mais cobiçado de toda Panem, o mais desejado da capital, dono do tridente mais famoso desde Netuno em Bob Esponja: Finnick! Olhando desde os que admiram a história de superação do vencedor mais jovem da história dos Jogos Vorazes até os que tratam ele como um deus do sexo, não tem como negar que Finnick é o personagem mais querido da saga. Digam que a Katniss não é nenhuma heroína, digam que o Peeta é sem sal, digam que a Prim merecia aquele pára-quedas; mas nem sequer tenham pensamentos contra o Finnick a não ser que queiram experimentar a morte por uma multidão de fãs com sede de sangue.

1 - Leo Valdez
Finalmente, ele em pessoa, o bad boy supremo Leo Valdez ("e as garotas amam um bad boy"). Ele ganhou o primeiro lugar nessa lista não pelas Leozetes que me matariam e eu não fizesse isso, mas o Leo realizou uma proeza. Jason e Piper não são exatamente os personagens mais estmulantes à leitura, e nos pontos de vista deles a coisa pode ficar tensa. Leo também evolui em muitos sentidos ao longo do tempo, mas em outro permanece o mesmo, e a minha identificação com ele também. "Leo não tem a intenção de ser mau. Ele só tem uma boca grande." Mas o primeiro lugar veio porque ele salvou mais do que simplesmente o primeiro livro, pra muita gente ele salvou toda a série.


E é isso aí. Tem muito mais por vir, não apenas com personagens, mas de qualquer coisa relacionada a livros, como eu disse. Podem mandar as opiniões de vocês sobre as colocações, os personagens escolhidos, e também sugestões de temas pros próximos posts que vai ser demais. Até


Um comentário: