sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dicas para ler livros em Inglês


Depois de Under The Never Sky eu gostei desse negócio de ler em inglês e tenho até uns em mente. Aí eu percebi que muita gente também diz que tem vontade de ler em inglês mas acha que não vai entender nada, ou até tenta mas desiste logo. Enfim, realmente tem muitas dificuldades. Tem muitas dicas boas na internet sobre esse assunto, mas com essa leitura eu percebi muita coisa que eu não tinha visto ninguém falar antes, então resolvi compartilhar aqui, porque se deu certo comigo quem sabe não dê certo com mais alguém. Aí vai:

1 - Escolher o livro
Primeiro, a maioria das pessoas vai recomendar que um iniciante comece por ler um livro que ele já leu em português, já que ele vai saber da história e do estilo do autor. Eu não diria. Só recomendo fazer isso se for um livro que você já tenha lido há algum tempo e esteja realmente com muita vontade de reler. Porque pense bem, se juntar as dificuldades da leitura com a falta de estímulo por lembrar de praticamente tudo que acontece... As chances de desistir são muitas. Eu não fiz assim e deu muito certo. E também, em vez de começar logo pelos épicos de fantasia medieval, ficção científica ou clássicos do século passado (esses grupos sempre tem uma linguagem mais particular), um livro mais "simples" e atual de qualquer tema que você tenha afinidade deve servir.


2 - Começar logo
A gente só sabe se consegue quando tenta. Então arranje um dicionário ou Google Tradutor e sinta-se à vontade pra começar a ler normalmente como se fosse em português. Esse é um ponto importante: não ficar lendo e tentando traduzir pro português na sua mente, mas sim entender e imaginar as coisas do jeito que elas estão escritas. Até porque não precisa traduzir tudo, ninguém aguentaria ficar olhando o dicionário a cada palavra desconhecida.

3 - Não se preocupe
Meu conselho é esse: os substantivos que tu não entender, olha no dicionário; já adjetivos e verbos geralmente é bem mais fácil de entender pelo contexto da frase. Mesmo com tudo isso, ainda vai ter coisas difíceis de entender ou que você não vai entender de jeito nenhum; em vez de ficar parando pra olhar o dicionário, simplesmente continue a ler. Imagine tudo o que você entender, e complemente com isso aquilo que não entender. Porque é impossível compreender tudo logo na primeira leitura, então relaxem, isso é normal.

4 - Treinar
Claro que uma leitura assim pode ser mais fácil conforme o nível de inglês de cada um. Mas só se a aprende a ler lendo, isso vale pra qualquer idioma! Eu já vi recomendarem começar a ler livros infantis pra ir aperfeiçoando a leitura. Mas é aí que entra o que eu falei lá em cima: se a leitura for desestimulante, ela não vai funcionar. Ler em inglês é uma ótima oportunidade para se divertir e ainda melhorar o aprendizado do idioma, mas se isso virar uma obrigação, o fracasso é certo. O que eu acho que treinou minha leitura sinceramente foram as fanfics. Ler uma história curta, com linguagem fácil e com personagens que eu já gosto e estou familiarizado parece bem mais interessante do que livrinhos infantis. Mas seja com fanfics, ou diálogos de livros didáticos de inglês, qualquer treinamento vai ajudar a melhorar mais ainda.

E não se esquecendo de ler sem muito barulho por perto e no horário que você se adeque melhor, é isso aí. Não tem nenhum grande segredo. Espero que ajude a quem estiver querendo começar essa experiência fantástica, e qualquer dúvida que não foi tirada ou que tu ficou querendo saber mais, é só perguntar aqui. Até!

4 comentários:

  1. Hey.
    Já tentei ler Alice no país das maravilhas em inglês e desisti porque realmente meu inglês é péssimo e nem pra ler livro "infantil" eu sirvo, AUEHEUH. E estava ficando cansativo pra mim ter que ficar traduzindo algumas palavras que não davam pra entender de maneira alguma.
    Já peguei CP2 da Cassie pra ler em inglês também e até consegui entender uma coisa ou outra, mas na maioria das palavras eu ficava "Que? Oi? Que isso?". Então acho que tem que ter uma base boa para tentar ler algum livro em inglês ou então muita força de vontade de aprender mesmo não sabendo nada.
    Acho que é tipo aqueles intercâmbios que te jogam em outro país mesmo você não tendo base alguma da língua que se fala lá. Você aprende na marra e sai falando fluentemente, kkkk.
    Enfim, eu falo demais. Gostei das dicas de qualquer forma, um dia ainda tentarei ler um livro em inglês de novo \o
    Aliás, você sabe onde baixa livros em inglês? q

    Bye.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, era justamente sobre isso que eu tava falando ali em cima. Alice foi escrito em 1800 e alguma coisa, e tem um monte de palavras complicadas, sem falar no estilo do autor; já Clockwork Prince (acertei?) também se passa em uma época antiga, então se tu pudesse pegar algo mais atual ia te ajudar muito. E treinar também, porque essa de não saber nada só deve funcionar no intercâmbio mesmo! huehehehe Eu não sei onde tu pode baixar eles não. Mas valeu e tenta mesmo ler, tu vai gostar! Até

      Excluir
  2. Gostei das dicas, vou até tentar ler um livrinho que tinha no livro de ingles da escola que eu nunca tive curiosidade...
    E os contribuintes HEHE ~mulecagem~ sem graça....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe que é pra ler mesmo viu!!! "A mulecagem é grande?"

      Excluir