quarta-feira, 31 de julho de 2013

Top 10 de Terça: Morte

Macabra? Melancólica? Ou misteriosa? Varia de caso para caso, mas a morte nunca é uma coisa fácil de lidar. Hoje eu procurei trazer livros que girassem em torno não de um quem matou fulano(a), mas da morte em si. Alguém ficou curioso? Pois aí vai:

10 - A Divina Comédia
Um poema épico do italiano Dante Alighieri que narra a jornada dele mesmo, como personagem principal, através da outra vida. É dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Inclusive, a simbologia do número 3 é bastante explorada por esse livro: cada uma das três partes é dividida em 33 cantos, dentre muitas outras coisas. Talvez não seja tão conhecido ou lido atualmente, mas não podia ficar de fora sendo um grande clássico.





9 - E se Fosse Verdade
O próprio título já antecipa a descrença diante de uma situação tão estranha. Existem diferenças entre o livro e o filme de mesmo nome. Depois de sofrer um acidente, Lauren (no filme é Elizabeth) fica em coma mas o seu espírito permanece e só Arthur (que no filme é David) pode vê-la. Depois de viverem muitas coisas juntos, ela consegue voltar à vida mas não lembra dele, apesar de o final deixar a entender que vai. Contudo, no livro algumas situações poderem ser clichês e o romance parecer que está acontecendo rápido demais.


8 - Os 13 Porquês
Um belo dia, voltando da escola, Clay Jensen encontra em sua porta um pacote com o nome dele. Eram os últimos registros de uma suicida. Hanna Baker, sua colega de classe e antigo interesse amoroso que recentemente cometeu suicídio, deixou 7 fitas cassetes explicando os 13 motivos que a fizeram se matar,ou melhor, as 13 pessoas. Clay é uma delas. Agora ele deve ouvir tudo para descobrir como contribuiu para esse trágico evento. Os motivos talvez possam parecer um pouco fúteis, mas colocados todos juntos, convencem o leitor da depressão que fez Hanna tirar a própria vida.

  
7 - Uma Vida Interrompida 
Com o subtítulo Memórias de um Anjo Assassinado, mas talvez muita gente conheça se eu citar o nome do filme, Um Olhar do Paraíso. Susie Salmon, "salmão, como o peixe", era uma jovem de 14 anos que amava fotografia e tinha sonhos suficientes para uma vida longa e feliz, até ser assassinada brutalmente. Ela observa a todos da família do Paraíso, a quem tenta confortar a respeito de sua morte e livrá-los de tanto sofrimento. Segundo quem leu, é lindo e triste na mesma extrema medida.



6 - Veronika Decide Morrer
Um título bem sugestivo. Veronika é uma jovem eslovena, que, cansada de viver uma vida sem sentido, resolve se suicidar com uma overdose de calmantes. A tentativa falha, mas ela é internada numa clínica e informada de que vai ter poucas semanas de vida. Mas lá conhece Eduard, um jovem esquizofrênico que não conversa com ninguém. E também tem adaptação para o cinema. Sem dúvida uma leitura que nos faz refletir sobre os rumos da nossa vida (e o autor é nacional!)





5 - Antes Que Eu Vá
Livro de estreia de Lauren Oliver, mas bem anterior a Delirium e com uma proposta certamente diferente. Samanta Kingston é a garota mais popular do colégio, com um namorado dos sonhos, um grupo de amigas estilo Meninas Malvadas; ela pode conseguir até a melhor vaga do estacionamento em um dia cheio. Até que Sam morre, e revive sete vezes o dia do acidente que a matou, tentando desvendar esse mistério. Ela sabe o que vai acabar acontecendo mas tenta com todas as forças mudar o seu fim, e acaba percebendo que sua vida não era tão perfeita assim.



4 - A Guardiã da Minha Irmã
Originou o filme Uma Prova de Amor, com a Cameron Diaz, que também vale muito a pena ser assistido. Pra quem nunca ouviu falar, é o seguinte: Anna é a mais velha de três irmãos e sofre de câncer, piorando cada vez mais e perdendo um dos rins. Kate, que foi projetada por inseminação para servir de doadora de sangue e outras coisas para a irmã, entra com um processo na justiça para não ter que doar seu rim e absolutamente mais nada à irmã. É uma história fantástica de amor em família, e garanto que o final foi um dos mais surpreendentes que eu já vi.



3 - A Sombra da Serpente
No contexto da mitologia egípcia, onde a morte é um elemento tão importante, ela não é representada por uma figura preta encapuzada e segurando uma foice. Além de ter que salvar o mundo mais uma vez junto de seu irmão, Sadie se vê em uma situação nada animadora: Ela está apaixonada ao mesmo tempo pelo deus dos funerais, guardião dos mortos, e por um garoto que está morrendo de uma doença incurável. Além do livro ser ótimo, esse triângulo amoroso teve a melhor resolução, a mais criativa que eu já vi até hoje.

2 - Harry Potter e as Relíquias da Morte
Primeiro de tudo, nesse livro percebemos o quanto a morte, a figura petra e encapuzada, foi importante para toda a história da série. Mas, além da aceitação de Harry para com sua própria morte iminente, tem algo a mais para mim. No capítulo 21, O Conto dos Três Irmãos. A história mais arrepiante que eu já li, apesar de não ser de terror. Também está presente no livro Os Contos de Beedle, o Bardo. Como três irmãos encontraram a Morte, e apenas o caçula soube encará-la e aceitá-la. Mesmo quem não quiser ler a série ou o livro, recomendo checar esse pequeno conto.

1 - A Menina Que Roubava Livros
Rá! É claro que eu guardei "o melhor pro final". "Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler." Sim, porque nesse livro a Morte é a própria narradora. Acompanhamos a história de Liesel, filha de uma mãe pobre adotada por um casal muito afetuoso. O amor dela pelos livros é impresionante, e sem spoilers, posso dizer que eles salvaram a vida dela. É fantástico como muitas as coisas humanas que chocam a Morte, o leitor passa a olhar para si mesmo. Uma história sobre a morte que muda a nossa vida."E uma última nota de sua narradora: os seres humanos me assombram."  

Um comentário:

  1. Esse é um tema que poucos gostam de ler, mas eu acho incrível como os autores usam a morte de diversas maneiras.
    A Divina Comédia é um clássico que sempre fui curiosa para ler, principalmente depois de ler Inferno, do Dan Brown, já que mostra a forma como Dante vê a morte e a passagem por ela. E Se Fosse Verdade é outro livro que quero ler por influencia do filme huehueh, já Os 13 Porquês é um dos meus preferidos — HP não preciso nem falar.
    Enfim, é um tema que repercute muito por cada um vê-lo de uma maneira e eu gosto de ler as formas das outras pessoas de encará-lo. Espero poder ler os que você citou e que ainda não tive oportunidade.
    Até mais.

    ResponderExcluir